Publicado em

Quais os melhores tipos de carne para assar no forno? Veja 9 opções

tipos de carnes para assar

Quais são os tipos de carne para assar no forno mais indicadas? Claro que escolher qual a melhor carne para assar não é uma tarefa justa, levando em conta que cada um tem seus próprios gostos pessoais.

Mesmo assim, não há como negar que existem aqueles cortes que também são recomendados para preparar no forno. Você não precisa se limitar à churrasqueira para provar receitas deliciosas!

Por isso, fizemos uma lista de carnes boas para assar no forno como sugestão para você escolher na hora que for comprar online.

Tipos de carne para assar

Picanha

Apesar de ser a estrela dos churrascos, não há nada de errado em assar a sua picanha no forno em qualquer ocasião mais especial em casa. O resultado continua sendo um sabor marcante e uma carne suculenta, assim como qualquer boa picanha deve ser.

Confira uma receita de André de Luca para assar a sua picanha no forno na ausência de churrasqueira!

Maminha

A maminha se encontra entre os principais tipos de carne para assar. O corte que compreende a parte mais macia da alcatra se mantém deliciosa e com um sabor suave para o seu preparo no forno.

Brisket

A carne brisket é muito famosa nos churrascos dos Estados Unidos e vem ganhando espaço entre os brasileiros também.

Aqui, o corte é conhecido como “peito” e deve ser feito no forno de forma lenta para realçar todos os seus atributos. Uma dica extra é embrulhar a carne brisket em papel celofane ao assá-la no forno.

Alcatra

A alcatra também está entre as melhores sugestões de carnes para assar no forno. O ideal é que a peça seja assada por inteira para que fique bem suculenta.

Por outro lado, você também pode optar por deliciosos steaks ou bifes de alcatra à milanesa para fazer no forno, especialmente em refeições práticas no dia a dia.

Filé mignon

O filé mignon é considerado um corte de carne nobre e perfeito para o preparo de assados, bifes, medalhões, entre outros. Como a maioria dos tipos de carne para assar, recomenda-se levar a peça inteira ao forno. Porém, o bife de filé mignon é mais uma alternativa deliciosa para bifes à milanesa.

Leia também: Como fazer bife à milanesa no forno? Veja as carnes ideais

Coxão mole

Graças às suas fibras curtas, o coxão mole é uma carne simples e fácil de fazer receitas de assados no forno, principalmente com algum molho a sua escolha. Em seu formato de bifes paillard, também não decepciona no preparo à milanesa ou parmegiana.

Tomahawk

Embora tenha características perfeitas para ser preparado na grelha em um churrasco de primeira, o corte tomahawk no forno não deixa a desejar. Neste caso, o tomahawk é recomendado para surpreender os convidados em uma refeição especial devido ao seu imponente osso de até 30cm.

Porterhouse

O porterhouse possui 3 diferentes cortes em 1, todos que combinam perfeitamente com um preparo assado no forno. Os sabores do filé mignon, contrafilé e uma pequena porção de alcatra vão surpreender o seu paladar.

Costela

Seja uma costela desossada ou costela com ossos, é um corte de carne que é excelente para um preparo lento no forno. Costela assada é garantia de maciez, suculência e sabor para suas refeições.

Leia também: 10 carnes para churrasco com cortes nobres

Dicas para assar carnes no forno

É importante considerar algumas dicas além de escolher os tipos de carne para assar no forno.

Às vezes, é preciso tomar um cuidado extra, pois não são todos que acertam o ponto ao assar carnes no forno logo na primeira tentativa.

Pode ser que a peça fique seca ou não asse direito por dentro se você não tiver costume de preparar suas carnes no forno.

Mas, além de escolher o tipo de carne para assar, você também deve levar em consideração outros detalhes que verá a seguir!

Como assar carnes no forno

A principal dica para assar carnes no forno é manter os cortes inteiros e grandes, pois o tempo de preparo é lento e mais longo. Portanto, exige paciência.

A sugestão que fica é levar as peças inteiras ao forno e apenas cortá-las após assar, quando for a hora de servir.

Lembre-se também que as carnes com mais gordura são ideais para assar, pois mantêm as carnes suculentas e saborosas.

Como temperar carne para assar

Como sempre, o tempero para qualquer tipo de carne para assar vai depender bastante do gosto de cada pessoa.

Temperar com sal e pimenta a gosto é a melhor sugestão para quem não deseja dificultar o preparo. Como sugestão, recomendamos o sal em flocos Maldon ou o sal para parrilla Celusal.

Aliás, para alguns tipos de carne, como no caso da picanha, você pode optar por fazer uma “cama” com sal grosso mesmo ao levá-la ao forno.

Se você quiser garantir que a carne fique macia, também é possível investir em temperos marinados que possam absorvê-los apropriadamente antes de assar.

Como fazer para a carne não ressecar no forno

Neste caso, o grande segredo é embrulhar sua carne em papel alumínio ou celofane antes de levá-la ao forno para assar. Só retire-o no final da cocção para que a carne possa dourar.

Outra dica é ficar de olho na carne de pelo menos de meia em meia hora. Confira se a peça para não deixá-la passar do ponto. Ao apertar a carne, quanto mais mole estiver, mais crua. Quanto mais firme, significa que a carne está mais ao ponto.

Onde comprar carne online para assar?

Você pode comprar carnes online para assar no Empório 481. Peça o seu corte online de forma fácil e prática para receber em casa por delivery com entrega no mesmo dia na Grande São Paulo ou sob agendamento, de acordo com sua preferência.

Lista de carnes para assar e comprar online:

Os cortes 481 provêm de um processo cuidadoso que envolve a seleção da matéria-prima desde a fazenda e sua transformação em peças perfeitas, garantindo uma experiência inigualável de carne na brasa.

Experimente os nossos tipos de carne para assar e compre online agora para embarcar em uma jornada sem volta na evolução do paladar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *