Publicado em

Como fazer bife à milanesa no forno? Veja as carnes ideais

como fazer bife a milanesa no forno

Como fazer bife à milanesa no forno? Embora seja mais comum fritar o bife empanado, é possível sim preparar um delicioso bife à milanesa no forno. Uma das principais vantagens está na questão de evitar a fritura que pode fazer mal quando consumida em excesso.

E não tem como ficar sem aproveitar um delicioso bife à milanesa nas refeições durante a semana. É um dos clássicos e irresistíveis pratos das mesas dos brasileiros.

Portanto, confira dicas de como fazer bife à milanesa no forno, quais as carnes ideais e uma receita deliciosa para você preparar em casa!

Como fazer bife à milanesa no forno?

O segredo para uma carne à milanesa no forno ficar deliciosa, crocante e sequinha está na qualidade da farinha de rosca e também no próprio forno, que deve ser pré-aquecido por pelo menos 5 minutos antes de receber a forma com as carnes.

A principal dica em relação à farinha é evitar as versões industrializadas na hora de empanar o bife. Se puder, faça sua própria farinha para garantir mais qualidade ao preparo.

Utilize pão italiano ou pão francês mesmo, corte-os em fatias e os asse no forno bem baixo para secar. Depois você deve triturá-los em um processador para ter sua farinha de rosca “caseira”.

Você também deve se certificar de que os bifes estão bem finos para que não fiquem crus por dentro e queimados por fora. Sendo assim, bata os bifes se for necessário. A nossa sugestão são bifes que possuem entre 100 g e 130 g para fazer uma carne à milanesa perfeita.

Outra dúvida bastante comum que surge sobre como fazer bife à milanesa no forno é quanto ao tempero. Será que ele deve ser colocado na farinha, batido no ovo ou na própria carne?

Na verdade, é algo que depende da preferência de cada pessoa. Nossa recomendação é temperar os bifes com sal e pimenta do reino antes de empanar e, se desejar, apostar em outros temperos mais neutros.

Com os bifes temperados, é hora de passá-los na sua farinha de trigo, depois no ovo batido e, por último, na farinha de rosca caseira que você fez antes. Lembre-se de sempre remover os excessos de cada etapa para um bife à milanesa perfeito!

Por fim, os seus bifes à milanesa já estão preparados para ir ao forno pré-aquecido por cerca de 30 minutos, virando-os na metade do tempo.

Qual a carne ideal para bife à milanesa?

carne para fazer bife a milanesa

Filé mignon

Por ser um dos cortes mais macios do boi, o filé mignon é uma carne magra e sem nervos que é perfeita para receitas de bife à milanesa.

Alcatra

O bife de alcatra é um corte macio e saboroso, sendo considerado uma das principais e melhores carnes para bifes empanados.

Chorizo

Embora seja tradicional dos churrascos, a carne de chorizo também pode ser feita em formato de bifes para deliciosas refeições rápidas e práticas.

Coxão mole

O bife de coxão mole é um dos mais tradicionais na mesa dos brasileiros, por ser uma carne mais acessível, magra e sem deixar o sabor de fora.

Contrafilé

Um corte nobre e digno de um bife à milanesa perfeito para aquele almoço de domingo em família. É uma carne macia e extremamente suculenta.

Patinho

Por fim, outra carne muito utilizada para fazer bife à milanesa é o patinho. Seu baixo teor de gordura a torna uma carne excelente para um almoço low carb simples e rápido.

Receita de bife à milanesa no forno

Ingredientes

  • 2 bifes de filé mignon ou carne a sua escolha (130 g cada)
  • ½ xícara de chá de farinha de trigo
  • 1 xícara de chá de farinha de rosca caseira
  • 2 ovos batidos com clara e gema
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

  1. Pré-aqueça o forno em temperatura alta (200º);
  2. Quebre um ovo de cada vez e transfira para um prato fundo ou tigela.
  3. Bata com um garfo apenas para misturar as claras com as gemas;
  4. Num prato raso, coloque a farinha de rosca, em outro a farinha de trigo e tempere com uma pitada de sal;
  5. Tempere cada bife com sal e pimenta a gosto;
  6. Passe os bifes pela farinha de trigo e dê leves batidas com as mãos para retirar o excesso;
  7. Mergulhe os bifes empanados nos ovos batidos e deixe escorrer o excesso;
  8. Agora passe os bifes pela farinha de rosca e pressione bem com a mão para cobrir toda a superfície;
  9. Se desejar, pode empanar novamente para deixar os bifes ainda mais crocantes, mas não exagere para que não fiquem secos;
  10. Unte uma forma com azeite de oliva (bem pouco, caso seja antiaderente) e coloque os bifes;
  11. Jogue um pouco de azeite por cima dos bifes também;
  12. Leve seus bifes empanados ao forno e os deixe por 30 minutos, virando na metade do tempo.

Uma dica final é transformar a sua refeição em um saboroso bife à parmegiana. Para isso, após tê-los assado no forno, cubra seus bifes à milanesa com queijo e molho de tomate. Então leve novamente ao forno quente para gratinar por cerca de 2 minutos ou até o queijo derreter.

Por fim, tenha um bom apetite com seus deliciosos bifes à milanesa!

Onde comprar carne para fazer bife à milanesa?

Você pode comprar carnes para fazer bife empanado e à milanesa de forma fácil e prática no Empório 481.

Peça online para receber por delivery com entrega no mesmo dia para a Grande São Paulo ou sob agendamento, de acordo com sua preferência.

Experimente as nossas carnes para bife à milanesa e compre online agora para embarcar em uma jornada sem volta na evolução do paladar!

Aproveite também para conhecer nossos kits de carnes para um dia a dia mais prático e com refeições rápidas:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *