como preparar picanha

Não dá para negar, a picanha é um clássico do churrasco brasileiro. Seu sucesso nas grelhas nacionais não é à toa. Com sua característica capa de gordura, esta peça que representa 1% do peso do boi é marcada pela maciez e suculência inconfundíveis. Mas é preciso cuidado  como preparar picanha 

Estes atributos, no entanto, podem ser alterados se o churrasqueiro não tomar alguns cuidados na hora do preparo da picanha. O primeiro deles é adquirir um bom corte. 

Na 481, por exemplo, a picanha é retirada no local correto, na famosa terceira veia, evitando que tenha parte do vizinho coxão duro.

Ao comprar picanha online que tenha parte do coxão duro, sem capa de gordura e que não tenha sido limpa e manipulada da forma correta, não há churrasqueira que salve sua carne.

Outras dica para um bom corte de picanha para churrasco é escolher uma carne que tenha cerca de 4 a 5 centímetros de altura, algo como dois ou três dedos. A picanha mais “baixa” pode significar que a carne não veio de um boi de qualidade superior.

A capa de gordura também merece atenção, pois deve ser uniforme, sem falhas ou buracos. Além disso, deve ter pelo menos 1 centímetro de altura. Com um bom corte, as suas receitas com picanha 

Confira as nossas principais dicas para assar a picanha!

Como preparar picanha?

Muitas vezes, a primeira dúvida que surge no preparo é sobre como temperar a picanha. Por ser uma carne muito versátil, não existe regra na hora de salgar ou temperar. 

O ideal é usar apenas sal e pimenta do reino. Dê preferência pelo sal em flocos ou o sal moído para temperar a picanha e deixá-la ainda mais saborosa. 

São opções de sais os quais a carne absorve de forma mais fácil e homogênea. Aliás, lembre-se também de não esfregar o sal na picanha, e sim somente salpicá-lo por todo o corte.

Outra dica de ouro é selar a picanha, processo que garante sua suculência. Para isso, coloque a carne a 15 cm da brasa (sem labaredas), com a gordura virada para cima.

A gordura da picanha é importante para a hora de assar, pois é capaz  de amaciar a carne na medida certa e dar aquele sabor característico do corte.

Após alguns minutos, vire a gordura para baixo e aguarde o mesmo período. Depois, pode-se optar por cortar a carne em bifes grossos e terminar de assá-la na churrasqueira.

Leia também: 10 carnes para churrasco com cortes nobres

Além da gordura, atente-se também para o ponto da picanha se deseja garantir a maciez da carne. A recomendação é manter o centro da carne do vermelho ao rosado para servir.

O fatiamento perpendicular da peça em bifes grossos também não é norma, podendo-se optar pelo corte longitudinal, que “democratiza a maciez” da carne tendo esta variar de uma extremidade a outra.

Assista ao vídeo abaixo e veja como fazer picanha com André de Luca e Marcelo Shimbo!

Leia mais: Bife ancho – O corte ideal para seu churrasco brilhar

Como preparar picanha no forno?

Não é só na churrasqueira que fica deliciosa! Você também pode preparar sua picanha no forno e aproveitar todo o sabor e suculência de uma carne premium.

Uma receita clássica no forno é a picanha feita com sal grosso. Faça cortes na gordura da picanha com uma faca bem afiada, sempre seguindo uma direção e depois na outra, formando quadriculados.

Em seguida, cubra uma assadeira com sal grosso para fazer uma “cama” para a picanha. Coloque a picanha com a gordura virada para cima.

Salpique um pouco mais de sal sobre a picanha e cubra a assadeira com papel alumínio. Certifique-se de preaquecer o forno e leve a picanha para assar em 220ºC por 45 minutos a 1 hora. 

Após esse tempo, retire a picanha e remova o excesso de sal grosso de cima da carne. Retorne a carne ao forno por mais ou menos 30 minutos, até a gordura dourar. Se quiser dar um toque especial a sua picanha, você pode colocar uns pedacinhos de manteiga na hora de terminar de assar. 

Depois é só esperar e sua picanha no forno estará pronta para ser servida com os acompanhamentos que preferir!

Comprar picanha online

Você pode comprar picanha premium e outras carnes para churrasco de forma fácil e prática no Empório 481. 

Peça online para receber sua picanha por delivery com entrega no mesmo dia para a Grande São Paulo ou sob agendamento, de acordo com sua preferência.

O preço da picanha se refere à porção com peso aproximado de 1.250 kg.

Experimente a Picanha Premium 481 e compre online agora para embarcar em uma jornada sem volta na evolução do paladar!

Para completar seu churrasco além da picanha, confira também outros cortes especiais de carne que você encontra no Empório 481!

  • Bife Ancho

O bife ancho é um corte de carne nobre de origem argentina que possui cada vez mais adeptos no Brasil. Conta com uma faixa de gordura intramuscular (o famoso marmoreio) que proporciona maciez e sabor incríveis.

  • Fralda Red

A fraldinha red já vem com um corte limpo, sem a capa de gordura e sem a porção mais rígida comum em outros lugares no Brasil. O marmoreio da gordura entre as fibras contém a quantidade perfeita para deixar a peça suculenta e macia.

  • Steak – Ribeye Cap

O ribeye cap faz parte do beef ancho, mas apresenta ainda mais maciez. Também conhecido como filé de costela, sua excelente gordura entremeada às fibras proporciona uma carne gourmet com sabor autêntico e inconfundível. 

  • Bife de Chorizo

O bife de chorizo é um dos cortes especiais de carnes que ficou conhecido por colocar a Argentina no mapa como referência no mundo dos churrascos. Essa carne transforma qualquer evento em uma experiência gastronômica de outro mundo.

  • Maminha

A maminha é comum nos churrascos brasileiros e dispensa muitas apresentações. Trata-se de uma carne premium ideal para churrascos graças a seu sabor delicado e sua suculência.

Compartilhar

Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

0