carne para bife a rolê

Saiba como escolher a carne para bife a rolê e aprenda uma receita deliciosa para fazer este clássico prato em sua casa!

O bife a rolê, também conhecido como bracciola devido a sua origem italiana, é um prato com garantia de sabor e sucesso para qualquer refeição.

Por ser tão tradicional, o bife a rolê certamente desperta aquela memória afetiva de várias pessoas, é de fato uma “comfort food“. É uma das clássicas “comidas de mãe” que tanto devemos valorizar.

Apesar de o seu preparo não ser tão rápido, o resultado final vale a pena para quem busca aquele gostinho de comida caseira, em especial de final de semana.

O conceito deste saboroso prato é rechear bifes, enrolá-los e colocar palitos de dente para segurar o recheio.

Na questão do recheio, os mais comuns costumam ser: presunto e queijo, cenoura e bacon, brócolis, pimentão, salsão, vagem, salsinha, cebolinha, entre outros.

Na verdade, você pode recheá-lo como bem desejar e é essa versatilidade que faz ser uma receita tão amada.

Mas, muitas vezes, surge a dúvida: qual carne escolher para um bife a rolê digno de um almoço em família? Descubra as mais indicadas e como preparar bife a rolê!

Carne para bife a rolê

Alcatra

O bife de alcatra é uma das opções mais recomendadas para o preparo do bife a rolê. A maciez e suculência da alcatra garantem facilidade na hora de enrolar os bifes batidos e um sabor inconfundível.

Coxão mole

O coxão mole é outra clássica escolha versátil de carne para um incrível bife a rolê. Aliás, o coxão mole na versão paillard (bifes de carne fininhos) são praticamente perfeitos para fazer bracciola em casa!

Coxão duro

Levando em conta que na maioria das vezes é necessário bater os cortes, o coxão duro também é uma carne boa para bife a rolê. Por isso, suas fibras mais longas e rígidas não vão influenciar em sua receita.

Filé mignon

Considerado um corte nobre, o bife de filé mignon se encaixa entre as melhores carnes para um bife a rolê bem especial. Maciez, sabor e suculência não vão faltar em sua refeição!

Patinho

Outra principal alternativa é o bife a rolê com patinho, uma carne protagonista de receitas na panela. Além disso, por ser uma carne magra, costuma ser a opção ideal para quem busca uma refeição mais leve.

Bife de chorizo

Por fim, se você deseja elevar o nível do seu bife a rolê, o bife de chorizo pode ser o corte de carne perfeito para inovar a receita e surpreender o paladar de qualquer um. O chorizo vem do centro do contrafilé, região do boi muito macia já que não é um músculo de muita movimentação.

Leia também: O que é bife de chorizo? Dicas para preparar o corte argentino

Agora que você já sabe qual carne escolher, confira uma saborosa receita de como fazer bife a rolê na panela de pressão!

Receita de bife a rolê

Ingredientes

  • 260 gramas de bife de alcatra
  • 1 cenoura pequena
  • 2 fatias finas de bacon
  • 1 dente de alho
  • 1 cebola pequena picada
  • 1 tomate grande picado
  • 1 colher de sopa de óleo
  • água
  • sal e pimenta do reino
  • salsinha a gosto

Modo de preparo

  1. Tempere os bifes com sal, pimenta do reino e alho a gosto;
  2. Corte a cenoura e o bacon em tiras finas para o recheio do bife a rolê;
  3. Estique os bifes e em uma das pontas ajeite pedaços de cenoura e bacon;
  4. Enrole os bifes de alcatra e prenda com um palito para evitar que soltem durante o cozimento;
  5. Coloque o óleo na panela de pressão e aguarde até ficar bem quente;
  6. Em seguida, leve os bifes a rolê à panela de pressão e os frite por cerca de 2 minutos ou até dourar os lados;
  7. Adicione a cebola e refogue até ela murchar, depois finalize colocando o tomate picado;
  8. Mexa bem e cubra os bifes com água filtrada;
  9. Feche a panela de pressão e deixe no fogo médio por mais ou menos 15 minutos;
  10. Depois dos 15 minutos, tire a pressão, destampe a panela e deixe ferver em fogo alto até o molho reduzir;
  11. Finalize o bife a rolê com salsinha a gosto.

Pronto, sua receita de bife a rolê está pronta para ser levada à mesa! A sugestão é servir a bracciola com acompanhamentos clássicos, como purê de batata, batatas assadas ou arroz branco.

Quer fazer uma bracciola ainda mais especial? Então confira a receita de um maravilhoso bife a rolê com cerveja escura no preparo de André de Luca para a revista QG!

Onde comprar carne para bife a rolê?

Você pode comprar carnes para bife a rolê no Empório 481. Peça o seu corte online de forma fácil e prática para receber em casa por delivery com entrega no mesmo dia na Grande São Paulo ou sob agendamento, de acordo com sua preferência.

Lista de carnes para fazer bife a rolê:

Os cortes 481 provêm de um processo cuidadoso que envolve a seleção da matéria-prima desde a fazenda e sua transformação em peças perfeitas, garantindo uma experiência inigualável de carne na brasa.

Experimente as nossas carnes para bife a rolê e compre online agora para embarcar em uma jornada sem volta na evolução do paladar!

Aproveite também para conhecer nossos kits de carnes para um dia a dia mais prático e com refeições rápidas:

Kit Econômico – 12 refeições

O Kit de Carnes para a semana é ideal para quem quer comprar carnes para almoços e jantares rápidos e deliciosos. Contém 12 refeições individuais, com uma variedade de cortes práticos: picadinho, carne de panela, paillard, almôndegas, bifes de alcatra e carne moída.

Kit de Carnes para Grelhar – 10 refeições

É de carne grelhada que você gosta? Então nosso Kit de carnes para grelhar está completo para o seu dia a dia na cozinha. São 10 refeições com as seguintes carnes especiais: paillard, steaks de alcatra, medalhão de mignon, bifes de alcatra, mignon e chorizo.

Kit Família – 40 refeições

O Kit Família é mais completo e contém 40 refeições para servir duas pessoas (20 refeições para cada). As carnes selecionadas são ideais para um cardápio diversificado: picadinho, carnes para estrogonofe, almôndegas, carne de panela, paillard, mini burgers, carne moída e bifes de alcatra.

Leia também:

Compartilhar

Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

0