Publicado em

O que é bife de chorizo? Dicas para preparar o corte argentino

o que é bife de chorizo

O bife de chorizo é um corte argentino que consagrou a carne do país como uma das melhores do mundo. A maciez e o sabor marcantes da carne são os seus principais atributos, tornando o bife uma escolha perfeita para churrascos inesquecíveis.

Confira o que é bife de chorizo, suas características e saiba como você pode prepará-lo!

O que é bife de chorizo?

O bife de chorizo é um corte de origem argentina reconhecido como um dos principais das tradicionais parrillas. É um dos pratos mais populares em Buenos Aires e nos restaurantes argentinos. 

E, apesar de por aqui ter ganhado mais destaque no sul a princípio, hoje sua fama já chegou aos quatro cantos do país. Fora do Brasil e das terras hermanas, o chorizo recebe os nomes de New York Steak e Striploin.

Mas que carne é o bife de chorizo?

A carne de chorizo é extraída da parte dianteira do contrafilé bovino, vizinho do bife ancho e da alcatra. Possui uma farta camada de gordura, concentrada na lateral do corte, além da medida ideal de marmoreio (gordura entremeada à carne). 

A gordura lateral acentua o sabor inconfundível do bife de chorizo, além de preservar a sua umidade natural e garantir uma suculência fora do comum.

Além do bife, também é possível experimentar o chorizo em formato de tira, que por sua vez é cortado na transversal da peça, mas continua sendo a mesma carne que se que ficou famosa na argentina. A tira de chorizo 481, por exemplo, é maior (800g) e pode ser boa escolha para um churrasco com mais pessoas.

Como preparar bife de chorizo?

Um suculento bife de chorizo grelhado é o mais indicado para obter a verdadeira experiência que a carne proporciona. Mas a sua maciez, sabor e suculência permanecem intactas mesmo quando o corte é feito na frigideira ou na chapa. 

Neste caso, vamos dar preferência pela brasa para o preparo de um bife de chorizo perfeito, mas sem labaredas ou chamas para evitar queimá-lo. A carne deve ficar por volta de 15 minutos na grelha e sugerimos servi-la do ponto para mal.

Confira abaixo uma receita de bife de chorizo grelhado

Ingredientes:

  • 1 bife de chorizo;

  • Sal;

  • Pimenta-do-reino (opcional);

  • Molho chimichurri (opcional);

Modo de preparo:

O primeiro passo é se certificar que o chorizo está em temperatura ambiente antes de levá-la à grelha. O corte ideal deve ter entre 300g e 400g, com 2 a 3 dedos de altura.

Para temperar a carne de chorizo, recomendamos sal em flocos Maldon ou sal Celusal, pois são absorvidos de forma mais fácil pela carne. Ou seja, possibilitam um salgamento mais homogêneo, tornando o chorizo ainda mais saboroso. 

A pimenta-do-reino é opcional, assim como o molho de chimichurri. Este segundo faz parte das tradicionais parrillas e confere um toque picante muito saboroso ao churrasco. O chimichurri é um mix de temperos que leva salsa, orégano, vinagre, azeite e pimenta.

Com a carne de chorizo temperada, coloque-a cerca de 15 centímetros acima da brasa, sem permitir que as chamas a toquem. O fogo deve estar bem quente, mas não a ponto de levantar labaredas. 

Deixe o chorizo grelhar de um lado por cerca de 7 a 8 minutos. Preste atenção no suco que aparece na parte de cima da carne para saber o momento correto de virá-la.

Em seguida, você pode virá-la usando um pegador ou outro utensílio que não fure a carne e não a faça perder sua suculência. Novamente, deixe-a na brasa do outro lado por mais 7 ou 8 minutos, ou até que os sucos surjam deste lado.

Por fim, retire o chorizo da grelha e o deixe descansar por mais 5 minutos mais ou menos antes de fazer o corte. Essa dica permite que o suco da carne retorne ao interior e mantenha sua suculência inigualável.

Lembre-se que o bife de chorizo deve ser servido ao ponto mais ou menos. Caso contrário, é possível que a maciez e suculência do corte de origem argentina sejam prejudicadas. Observe a cor do interior do corte: deve estar rosado e com a presença do suco.

Assista abaixo ao vídeo de como fazer chorizo da série com André de Luca e Marcelo Shimbo, diretamente no canal do YouTube da 481.

Já em relação aos acompanhamentos, sugerimos manter às opções clássicas que não há erro. Junte um dos melhores cortes argentinos aos acompanhamentos brasileiros, como um bom pão de alho, farofa e/ou saladas e você terá um churrasco espetacular.

Onde comprar bife de chorizo?

Você pode comprar bife de chorizo no Empório 481 de forma fácil e prática. Receba em sua casa por delivery com entrega no mesmo dia para a Grande São Paulo ou sob agendamento, de acordo com sua preferência. O preço do bife de chorizo se refere à porção de 360g.

carne de chorizo

Experimente o nosso Bife de Chorizo 481 e compre online agora para embarcar em uma jornada sem volta na evolução do paladar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *