tomahawk corte

O corte Tomahawk 481 apresenta uma aparência imponente que consegue tirar qualquer churrasco da mesmice. É uma carne saborosa e marmorizada que chama a atenção pelo osso em destaque, que além de contribuir para o sabor único, dá ao conjunto ares de uma obra de arte.

O que é Tomahawk?

O tomahawk é uma carne nobre e fácil de identificar devido a seu visual magnífico e único. Trata-se de um corte grande que chama a atenção por causa de seu osso de cerca de 30 cm. É um corte extraído do dianteiro do boi, entre a sexta e décima costela, considerada como a parte mais macia do lombo bovino. 

A carne tomahawk tem origem na mesma região do prime rib e contém na mesma peça o ancho e a costela, tornando uma opção com alto grau de marmoreio. Seu peso aproximado é de 1kg e, por ser parte de músculos que não se movimentam tanto, a maciez do tomahawk é uma de suas principais características. 

Aliás, só é possível retirar 4 peças de tomahawk por animal. Ou seja, além da aparência única, o corte também oferece certo senso de exclusividade.

Também conhecida como a carne dos Flintstones pelo aspecto rústico, o corte tomahawk ganhou este nome por se assemelhar com uma machadinha usada para caça pelos indígenas norte-americanos. É muito famoso nas próprias steakhouses americanas

É o corte de carne ideal para surpreender os convidados de um churrasco tanto na parte estética quanto no seu sabor inconfundível. Na hora do preparo, toda a marmorização do corte é combinada com os próprios elementos do osso, fornecendo um sabor de dar água na boca.

Receita de tomahawk

O preparo é fácil, mas requer alguns cuidados para se extrair o máximo desta carne, que possui as mesmas características do bife ancho. 

Para garantir que seu corte tomahawk fique perfeito, o ideal é grelhar a carne sem pressa, a uns 30cm ou 40cm da brasa. De tempero, use apenas sal e pimenta do reino sem excessos.

Por apresentar uma espessura de 3cm ou mais, a carne precisa ser cozida lentamente, seguindo a linha do ritual da “paciência no preparo”. Você pode virar a carne com o osso para a brasa para que ele também absorva o calor, mas ao mesmo tempo não possa transferir na mesma intensidade às fibras.

Ao tirar o tomahawk da churrasqueira, deixe sempre o corte descansar um pouco para que os sucos internos da carne se espalhem. Cerca de três minutos são suficientes.

Como fazer tomahawk na churrasqueira?

Ingredientes

  • 1 peça de tomahawk (1kg)
  • sal a gosto
  • pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

  1. Retire o corte de carne tomahawk da geladeira meia hora antes do preparo para deixá-lo em temperatura ambiente;
  2. Acenda o fogo e prepare a churrasqueira até atingir o ponto em que há somente brasas, sem labaredas muito altas;
  3. Tempere o tomahawk com sal e pimenta do reino a gosto (sugerimos utilizar o sal para parrilla ou sal em flocos para um salgamento mais homogêneo);
  4. Leve a carne à brasa, com 30 ou 40 cm de altura. Preze pela paciência no preparo, virando o tomahawk sem ter pressa;
  5. Asse até que consiga ver a suculência aparecer na parte de cima do steak tomahawk;
  6. Antes de servir, retire do fogo e deixe a carne descansar por 3 min para que os sucos internos possam se redistribuir e atingir a suculência perfeita.

Assista a seguir ao vídeo de como fazer tomahawk com André de Luca e Marcelo Shimbo diretamente de nosso canal no YouTube!

Para surpreender os convidados, leve o tomahawk à mesa ainda com o próprio osso. Porém, para um churrasco tradicional comemorado entre família ou amigos, a sugestão é desprender o osso da carne com uma faca de desossar. 

O osso do tomahawk contribui para o preparo e no visual chamativo, mas na hora de servir é necessário cortá-lo rente à membrana e depois fatiar o steak sem o osso.

Aliás, o corte tomahawk tem seu sabor mais valorizado quando é preparado mal passado, portanto fica a sugestão para evitar passar do ponto e perder o que essa maravilhosa carne tem a oferecer.

Também dê preferências a acompanhamentos que sejam mais leves. Se você deseja recriar a experiência de uma verdadeira parrilla, sirva o tomahawk com o tradicional molho chimichurri. É um mix de temperos como salsa, orégano, vinagre, azeite e pimenta que confere um toque picante muito saboroso ao churrasco.

Onde comprar tomahawk?

Você pode comprar o corte tomahawk de forma fácil e prática no Empório 481. 

Peça online para receber sua carne tomahawk por delivery com entrega no mesmo dia para a Grande São Paulo ou sob agendamento, de acordo com sua preferência.

O preço do tomahawk se refere à porção com peso aproximado de 1 kg.

Experimente o corte de carne Tomahawk 481 e compre online agora para embarcar em uma jornada sem volta na evolução do paladar!

Compartilhar

Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

0