Embarcamos em uma jornada rumo às origens do churrasco. Durante 4 dias, junto com Marcelo Shimbo, fundador da 481, e apenas 16 meatlovers, fizemos uma rota exclusiva para mostrar ao nosso grupo o criterioso processo de produção da 481, além de vivenciar de perto a cultura do asado uruguaio.
Dia 1 – Chegada ao Uruguai e almoço no Mercado Puerto
Depois do check-in no hotel Regency Golf Punta Carretas, fomos conhecer o tradicional Mercado del Puerto. Fundado em 1868, o local é um ponto turístico imperdível para quem deseja conhecer na prática a cultura do asado uruguaio. E falando em asado, desfrutamos de um almoço especial com muito churrasco no restaurante El Palenque. Ali, foi um momento para conhecer melhor os nossos meatlovers.
Dia 2 – Ida aos Frigoríficos Pando e Las Piedras e jantar típico uruguaio
De manhã, pegamos a estrada e saímos de Montevidéu rumo ao Frigorífico Pando. Chegando no local, tivemos uma verdadeira aula sobre as melhores práticas de conservação da qualidade das carnes. Vestimos a camisa, ou melhor, o uniforme, e fomos conhecer as instalações do frigorífico. Finalizada a visita, fomos conhecer o Frigorífico Las Piedras. Por lá, também fizemos uma visita minuciosa nas instalações e aprendemos muito sobre diversas etapas do processo de abate à conservação e transporte de carnes.
Continuamos a nossa viagem rumo ao Hotel Del Espinillo, em Dolores. Depois do check-in, reunimos nossos meatlovers – que já estávamos chamando de jornadeiros 481 – e usufruímos de um jantar típico com muito asado uruguaio.
Dia 3 – Um dia no Museu Anglo e em uma fazenda de confinamento típica
Acordamos cedo e saímos em direção a uma visita guiada no Museu Anglo, um local histórico, famoso pela fabricação do corned beef. Depois de uma manhã de muito conhecimento e história, pegamos a estrada rumo ao campo em Dolores.
Chegando em Dolores, conhecemos o confinamento Pando e aprendemos muito sobre todo o processo de criação, alimentação e cuidado com o gado. Acompanhamos de perto o tratamento dos bois, o que deu aos nossos meatlovers o entendimento do que é ser um criador de gado. Finalizamos a nossa tarde com churrasco e muitas risadas e retornamos ao nosso hotel para descansar para o retorno a São Paulo no dia seguinte.
Quer mais um gostinho da Jornada 481? Assista ao vídeo dessa experiência:
fur
Muito obrigado pela oportunidade de participar desta Jornada 481 Uruguaia, conheci mais pessoas meatlovers, uma organização impecável, lugares inesquecíveis, mais uma experiência 481 para se guardar para sempre.
Não vejo a hora do próximo evento.
Jairo Simão Borges